Um plano de escuta da Bíblia é aquele em que, em vez de simplesmente

(ou apenas) ler o texto bíblico, você realmente o ouve ao mesmo tempo   Estou usando esse método há um ano e acho que é a leitura bíblica mais benéfica que já fiz.

Para que funcione corretamente, você precisará de um smartphone (iPhone ou Android) ou um iPad (ou algum outro tablet). Ele funcionará em um laptop, mas funciona muito melhor em um sistema de computador portátil. 

Comece baixando dois aplicativos: YouVersion e Bible.is . Ambos são gratuitos. Eu uso o YouVersion para ler o texto e Bible.is para ouvir o texto que está sendo lido. Bible.is oferece várias opções, incluindo versões dramatizadas de várias traduções populares. 

Eu tenho ouvido a versão dramatizada da Nova Versão Padrão Revisada (embora você possa ouvir as versões dramatizadas da ESV e da KJV). 

Pessoalmente, gosto das versões dramatizadas porque adicionam música de fundo, vozes diferentes para os diferentes alto-falantes e vários efeitos sonoros. Então eu li usando o aplicativo YouVersion, geralmente no ESV. Ao ouvir uma versão e ler em outra, sou obrigada a prestar mais atenção ao texto e a pensar nos lugares onde as traduções não são as mesmas. 

Ouvir a Bíblia me deixa mais lento. Se a versão dramatizada leva 7 minutos para passar por um capítulo. Então esse é o tempo que eu sento, ouço e leio ao mesmo tempo. 

Este ano eu li um pouco da Bíblia dessa maneira, e achei fascinante e espiritualmente proveitoso fazer um pouco de “ouvir a Bíblia” junto com minha leitura da Bíblia.

Para ser claro, não li a Bíblia inteira em um ano, mas esse nunca foi meu objetivo. Eu faço um capítulo ou dois por dia e acho revigorante desacelerar e ouvir a Bíblia e pensar sobre por que os versículos são redigidos de uma certa maneira. 

Eu li Hebreus e João e Salmos e Provérbios e Lamentações e Efésios e Daniel e Deuteronômio e alguns outros livros também. Eu realmente gostei de Levítico e senti que entendi pela primeira vez. Ouvir os Cânticos de Salomão fará com que você veja o livro como deveria ser – um poema de amor em homenagem ao casamento. Agora estou quase no fim de Luke.

O que estou propondo aqui é um método de leitura da Bíblia, não um plano de leitura da Bíblia. Você ainda precisa decidir por onde começará a ler. Encontrei uma ótima seleção de planos nesta página da YouVersion.

Como 1º de janeiro é um dia para novos começos. Você pode começar o novo ano com um novo começo em sua leitura da Bíblia. Talvez 2013 seja o ano em que você animará sua vida devocional ouvindo também a

Bíblia.  Certamente funcionou para mim. Aprenda mais como ler a bíblia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.